terça-feira, 24 de julho de 2012

GPS EM MOTOS


Bom dia amigos, sócios e simpatizantes. Estimados amigos, GPS quer dizer "Global Positioning System" (Sistema de Posicionamento Global) uma decorrência do acrônimo do inglês. É um sistema de posicionamento por satélite, utilizado para determinar a posição de um receptor na superfície da Terra. Este sistema é formado por uma rede de 24 satélites chamada NAVSTAR, que estão em órbita ao redor da Terra e emitem sinais que são reconhecidos pelo receptor (GPS), dando assim a nossa posição muito precisa na superfície terrestre, como também a hora, a velocidade e outras informações. Diferente do que muitos pensam, não basta adquirir qualquer aparelho, instalá-lo na moto ou no carro e viajar. 

Fatores que devem ser considerados ao adquirir o GPS: 


- Número de canais que o receptor utiliza; 

- Mapas disponíveis (IMPORTANTÍSSIMO: cada marca tem seus próprios mapas); 
- Tamanho e luminosidade do ecrã (tela), pois na moto a visualização é mais complexa do que em um automóvel; 
- Autonomia de bateria; 
- Deverá suportar, especialmente, chuva e solavancos, comuns em viagens de motocicleta; 
- Facilidade de operação com a moto em movimento.


Uma observação para os mais afoitos: aprendam a operar o aparelho ANTES de colocar as duas rodas na estrada. Sugerimos o site www.geodesia.org para que você possa aprender mais sobre o GPS. Há outros sites.

Importante: baixe somente os mapas que você for utilizar e transfira-os para o computador através dos sites www.tracksource.org.br. Cada fabricante de GPS tem seus próprios mapas.

Bom proveito, boa viagem e grande abraço.




Nenhum comentário:

Postar um comentário