quarta-feira, 16 de maio de 2012

O QUE É FAIXA DE RETENÇÃO


Um bom dia e uma ótima quarta feira a todos nossos amigos, sócios e simpatizantes, recebemos semana passada aqui no blog uma mensagem de um grande amigo e irmão que transcrevo abaixo:

" Um assunto interessante seria concretizar os motociclistas sobre a faixa de retenção que tem antes da faixa de pedestres na esquinas,quase ninguém sabe pra que serve a faixa de retenção e param seus carros e motos quase em cima da faixa de pedestres fik a dica abraço irmao."


Bem, para os que ainda não sabem ou nunca se deram por conta a faixa de retenção é aquela lista branca, que fica horizontalmente aos olhos do motorista e que geralmente antecede a faixa de pedestre, ou seja, é sinalização distinta que visa harmonizar o transito, avisar o motorista para a redução ou parada. E  quem para em cima da faixa de retenção não pode ser multado. somos livres para fazer e deixar de fazer o que quiser, se não estiver proibido em lei. Portanto o que não é proibido é permitido. Não é proibido parar em cima da faixa de retenção é proibido para em cima da faixa de pedestre.  Não confundam Frei Damião com FREIO DE CAMINHÃO, são próximas, porem distintas. O fato que em termos de engenharia a “Faixa de Retenção” tem a função, também, de delimitar o local que oferece boa visibilidade ao semáforo,  há que se entender que o veículo que estiver parado sobre ou além da “Faixa de Retenção”, porém sem atingir a “Faixa de Pedestres” efetivamente não está cometendo infração por falta de previsão legal.  Resumindo então não existe multa e não se pode multar quem para em cima da faixa de retenção segundo o código de trânsito Brasileiro, ela apenas avisa o motorista para a redução ou parada.



Um comentário:

  1. Parabéns Julinho este assunto de transito sempre e bem vindo. Vamos tentar fazer algum sobre o uso do capacete.Acho muito interessante, vejo muitos com o uso errado sem a trava. SEGURANÇA E TUDO. Abraços Zane

    ResponderExcluir